Estratégia

Preparado para a Inteligência Artificial?

Nos últimos tempos, vemos novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) se espalhando com grande velocidade. Essa tecnologia por trás dos carros autônomos, do Watson (IBM) aplicado em diagnóstico médico e dos drones militares dos EUA, por exemplo, é cada vez mais aplicada ao dia a dia de todo mundo.

O fato é que já não existe escolha — as organizações precisam se adaptar às novas tecnologias de IA.

Para saber como CEOs do mundo consideram os riscos e benefícios da IA, a consultoria PwC realizou uma pesquisa e descobriu que, mesmo sabendo que a IA vai afetar todas as facetas dos negócios, a maioria dos altos executivos expressa algumas preocupações. Entre elas está o aumento da vulnerabilidade e o potencial de disruptura da forma como a empresa faz negócios.

No entanto, são incontáveis as oportunidades para a inovação dos negócios ao se aplicar a IA, um sistema que, de acordo com o relatório, aprende das experiências, usa a inteligência para refletir, reconhece imagens, soluciona problemas complexos, entende linguagem e suas variações e cria perspectivas.

Com os avanços da robótica, é importante incorporar a IA com responsabilidade em processos de negócios específicos, onde ela possa produzir resultados positivos.

Como aponta a PwC, uma boa estratégia de IA em uma empresa pode envolver:

  • Definir quem vai liderar e será responsável pelas iniciativas de IA.
  • Identificar pessoas na organização com experiência em IA ou recrutar talentos de fora.
  • Determinar onde a IA pode agregar valor e onde pode gerar dores de cabeça para o negócio.
  • Usar a IA para melhorar as capacidades mais importantes para o sucesso do negócio.
  • Melhorar a tomada de decisões e outros processos com inteligência automatizada.

Como conclusão, a pesquisa recomenda que, para adotar essas tecnologias de forma responsável, é importante determinar uma governança que monitore possíveis erros e problemas, manter a transparência e garantir que a IA seja complementar ao conhecimento humano.

Advertisements