Estrutura

Menos previsibilidade demanda espaços diferenciados

As pessoas já não realizam o trabalho de forma tão linear, completando sua tarefa específica e depois passando o projeto para a próxima pessoa. Além disso, o foco do trabalho, em grande parte, está na inovação. E a resolução de problemas criativos é um processo iterativo, mais desestruturado, que se baseia na repetição de rodadas de análise ou ciclos de experimentações para chegar a um resultado.

Assim, as equipes se movem a partir de vários processos mentais, o que resulta em profissionais fazendo diferentes tipos de trabalho ao longo do dia.

Para ter sucesso nessas novas maneiras de trabalhar, Rimes Mortimer, gerente-geral de Inovação Aplicada da Microsoft, acredita que o ambiente precisa apoiar novos comportamentos e processos menos previsíveis. “Hoje é preciso criar locais de trabalho em que cada estilo de trabalho possa florescer — espaços que aproveitem a inteligência digital para melhorar as experiências e permita maior mobilidade, mantendo a organização, as pessoas e as informações seguras”, afirma.

Ou seja, à medida que a transformação digital toma forma, as organizações sentem a necessidade de oferecer ambientes mais flexíveis, que funcionem para as pessoas dependendo dos problemas que estão tentando resolver.

Luis Palacios, diretor de Tecnologia da Cisco, diz que, dependendo de como precisam trabalhar em cada momento, as pessoas buscam espaços diferentes. Pode ser um lugar para uma grande conversa em equipe ou um espaço para dois onde possam usar a tecnologia. Por outro lado, podem precisar de um tempo sozinhas para se concentrar ou de um espaço menor para grupos pequenos experimentarem.

“É uma mistura de cultura, recursos humanos, instalações e tecnologia”, alerta Palacios. “Tem que ser feito juntos. Não basta apenas comprar uma instalação com tecnologia, as pessoas podem não usá-la. Você tem que oferecer a cultura certa, os benefícios adequados e os espaços certos para que funcione”, aponta.

Em resumo, com a combinação de habilidades desejadas para o ambiente de trabalho atual, as pessoas estão à procura de espaços que funcionem, que sejam convidativos e inspiradores — lugares que as ajudem a trabalhar da melhor forma possível. E, de quebra, consigam atrair os melhores talentos.

Advertisements