Governança

Os benefícios de uma governança digital efetiva

À medida que o digital passe a integrar todas as decisões organizacionais no futuro, a divisão entre governança digital e governança do negócio vai se tornar indistinta.

Com essa visão, Ram Nidumolu, da AIM (Academy for Innovation and Management/Bengaluru), e Manoj Chakravarti, do CCGC (Centre for Corporate Governance and Citizenship/Bangalore) defendem que a governança digital não deve se restringir a decisões sobre a presença digital da organização apenas quanto a recursos digitais tangíveis, como sites, plataformas, produtos e serviços. Segundo eles, a presença digital de uma organização também precisa se manifestar por meio de recursos intangíveis, “como estratégias digitais, processos de negócios voltados para o digital e até mentalidades e culturas digitais”.

Além disso, para os especialistas e autores do artigo “Getting serious about corporate digital governance”, publicado no portal da ET Tech, a governança digital não se limita a idealizar a presença digital da empresa, ela também diz respeito a ativar as capacidades digitais que podem levar a uma melhor administração do negócio.

“Por exemplo, uma capacidade digital eficaz pode garantir que haja transparência em todo o processo de distribuição dos produtos e serviços da empresa à medida que são endereçados até as lojas de varejo e, eventualmente, até o cliente”, afirmam.

Outro ponto, para os especialistas, é considerar mecanismos de governança para monitorar, de forma legal e discreta, conversas de clientes em mídias sociais, como um meio de, por exemplo, melhorar as ofertas dentro das expectativas dos clientes ou até descobrir soluções para riscos de segurança dos produtos/serviços da empresa.

Como resultado, essas capacidades digitais, em sua opinião, podem tornar a empresa mais ética, responsável e adequada às necessidades dos clientes, melhorando assim a governança do negócio.

Entre os muitos benefícios que uma governança digital efetiva pode proporcionar, Nidumolu e Chakravarti destacam:

  1. Prioridades digitais e de negócios mais alinhadas.
  2. Papéis de decisão mais bem definidos quanto a responsabilidades e comprometimento.
  3. Decisões digitais em conformidade com políticas, normas e regulamentos.
  4. Produção e entrega mais eficaz de produtos e serviços ativados digitalmente.
  5. Melhor experiência do cliente com os produtos e serviços digitais.
Advertisements