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Princípios para criar experiências com fluidez

Cada vez mais, as novas tecnologias permitem que conteúdo personalizado seja acessado de acordo com a preferência de cada um. Isso gera grandes expectativas em usuários que buscam interações contínuas e relevantes em todos os canais digitais em todos os momentos.

Especialmente por estarem munidas de vários dispositivos novos (notebooks, tablets, laptops e smartphones pessoais), as pessoas querem que seu conteúdo seja fluido: imediato, flexível e acessível na tela de sua escolha — do mesmo modo como esperam poder trabalhar de qualquer lugar e aumentar sua mobilidade e produtividade usando essa mesma ampla gama de dispositivos.

Mas manter sintonia com essas expectativas e permanecer atraente em um ambiente competitivo de transformação digital como esse exige que as empresas sejam ambiciosas na melhoria de seus produtos e canais. Acima de tudo, precisam ganhar maior flexibilidade.

De acordo com o report “Seamless User Experiences: How to put them at the heart of digital transformation”, da empresa de engenharia digital Ness, o caminho para que as organizações se adaptem mais rápido a novos serviços e soluções é olhando para si do ponto de vista dos usuários. Essa abordagem, segundo a publicação, ajuda a criar experiências com maior fluidez para usuários. Mas alguns princípios precisam ser observados:

Conheça seu usuário
Ao projetar a experiência do usuário, a compreensão da situação e do contexto é crucial: que ação está tentando executar, quais são suas motivações e o que procura?

Compreenda o contexto
Compreender o ambiente em que um produto/serviço será usado ajuda o planejamento a validar se um produto será viável e bem-sucedido no mercado quando lançado. Por exemplo: Quem são os principais concorrentes ou quais alternativas de mercado existem para esse produto? Que tipo de tecnologia e parceiros digitais são necessários para desenvolver um produto ou serviço e lançá-lo com sucesso? Eu usaria esta solução digital se fosse meu trabalho?

Entenda o negócio
A experiência do usuário deve ser orientada por uma estratégia de negócios acordada em todas as áreas da organização. Esta abordagem fornece foco em diferentes perspectivas dentro do negócio e leva à visão de qual tecnologia ideal adotar para o produto.

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