Top discussion

Tendências digitais para considerar em 2017

O que mais vai moldar a estratégia das empresas de todos os setores neste novo ano são os avanços tecnológicos. Isso porque, como bem colocado por pesquisa da PwC, hoje em dia cada nova tecnologia amplifica seu efeito e provoca impacto sobre as outras, causando transformações em todos os setores.

Sendo assim, com base em várias previsões (especialmente as publicadas pela Brandwatch), listo a seguir as 10 principais tendências digitais que o mundo dos negócios deve considerar em 2017:

Experiência imersiva — Diante da maior competitividade, as empresas buscam novas formas de engajar seu público-alvo. O vídeo 360 já vem sendo amplamente utilizado em campanhas de marketing, por exemplo. O imersivo convida a pessoa para outro mundo, com uma riqueza sensorial que mergulha toda sua atenção. Mas para ser verdadeiramente imersiva, a experiência deve estimular os sentidos de forma convincente. Como recomenda Matt Forbeck, game designer e autor: “Preste atenção aos detalhes. As pequenas coisas transformadoras são o que dão vida a um cenário imersivo. Se soarem falsas, elas vão provocar um choque na pessoa levando-a de volta ao mundo real”.

Personalização intensificada — Cada vez mais as pessoas desejam interagir com negócios em que seu nome, suas necessidades e seus gostos são conhecidos imediatamente. Para conseguir isso online, as empresas vão precisar intensificar a personalização, direcionando o conteúdo e as necessidades relevantes de cada um de acordo com seu perfil único. Mas essas expectativas só poderão ser atendidas a partir de uma coleta refinada e utilização inteligente dos dados obtidos na interação com o indivíduo.

Big data — O big data vai se tornar cada vez mais útil e utilizado, com a chegada de ferramentas de visualização de dados mais sofisticadas.

Continuam importantes e merecem ser destacadas

Tecnologia móvel (mobile) — O número de usuários acessando a web por meios móveis continua crescendo, o que mantém sua importância.

Vídeo — A demanda por conteúdo digital que as pessoas realmente gostam e compartilham vai aumentar ainda mais a produção de vídeos finalizados e ao vivo, especialmente pelo maior tempo de uso e ativação de telas à medida que a capacidade dos telefones expande e a velocidade da conexão melhora. Twitter, Instagram e Facebook, por exemplo, estão investindo pesadamente para oferecer vídeos de melhor qualidade.

Realidade Aumentada/ Realidade Virtual (AR & VR) — Tecnologias que vão ser cada vez mais incorporadas em setores específicos. AR é o acréscimo de informações ou imagens para o mundo físico através de interface gráfica e/ou sobreposição de áudio que melhora a experiência do usuário para uma tarefa ou produto. Esse “aumento” do mundo real é obtido por meio de dispositivos suplementares que processam e exibem tal informação. Já a VR recria a realidade de um ambiente completo com simulações tridimensionais dentro de uma experiência confinada.

Ainda em evolução, mas não adotadas na prática tão rápido como se espera

IoT — Interconexão de dispositivos físicos (smartphones, veículos, prédios e outros itens) incorporados com eletrônica, software, sensores e redes que permite a esses objetos conectados e inteligentes coletar e trocar dados, ou seja, se comunicar entre si.

Wearables — Tecnologia vestível: óculos, relógios, tênis, etc.

Biochip — Microchip que funciona em um ambiente biológico, especialmente dentro do corpo humano. Pode ser implantado sob a pele e ter diversas funções: monitorar saúde, abrir portas, fazer pagamentos, etc.

Chatbots — Chat automatizado inteligente que sabe como falar com pessoas e responder perguntas. Aplicado para resolver questões para o usuário, sua rede neural torna-se mais inteligente a cada interação.

Advertisements

One thought on “Tendências digitais para considerar em 2017

  1. Pingback: Repensando o futuro do mercado de trabalho | Boardroom News

Comments are closed.