Estrutura

Maturidade digital

maturidade1A era digital inaugurou um tempo de transformações aceleradas. Para sair à frente e aproveitar as oportunidades desse novo contexto, as empresas passaram a ter que desenvolver a habilidade de se adaptar rapidamente.

Mas nem todos conseguem ter essa prontidão e desenvolver destreza digital de imediato. Na verdade, cada negócio se encontra em um estágio de maturidade digital.

Mas o que é maturidade digital?

Pela definição do estudo 2015 Digital Business Global Executive Study and Research Project, realizado pelo MIT Sloan Management Review, as organizações digitalmente menos maduras tendem a privilegiar tecnologias individuais e têm estratégias com foco operacional. Nas organizações mais maduras, as estratégias digitais são desenvolvidas de olho na transformação do negócio.

Os resultados apontam que apenas 15% das empresas nos estágios iniciais da maturidade digital — especialmente aqueles que ainda operam nos moldes do século 20 — possuem uma estratégia digital clara e coerente. Por outro lado, mais de 80% das digitalmente mais maduras possuem tal estratégia no lugar.

A conclusão é que o que impulsiona a maturidade digital é ter uma estratégia digital inteligível e concatenada, que transforme processos, o engajamento de talentos e o modelo de negócios.

Há inúmeros frameworks de estágios da maturidade digital no mercado que buscam elucidar cada etapa desse processo. Um bom exemplo é o modelo elaborado pela Adapt2Digital. Usando a velocidade como parâmetro, ilustra bem cada etapa com base em alguns fatores, como capacidade digital, competência e a propensão do negócio para se adaptar:

Pronta para começar
– Estrutura corporativa restritiva
– Cultura adaptativa não presente
– Habilidades digitais para questões ou tarefas específicas

Aprendendo a andar
– Pouca integração
– Cultura adaptativa emergente
– Digital tem valor estratégico

Ganhando velocidade
– Liderança digital
– Cultura de Tentativa & Aprendizagem
– Processos possibilitam a mudança

 Velocista
– Cultura adaptativa
– Processos digitais convergentes
– Conexão profunda com seus públicos

Mantendo o ritmo
– Precursor de cenários
– Modelo de Negócios adaptativo
– Focado no cliente

Advertisements