Top discussion

Tecnologia removendo barreiras

app1Pela grande influência atual da tecnologia em moldar nosso futuro, é importante entender como ela está mudando o mundo agora. Especialmente para os negócios — não só para evitar ser pego de surpresa, como também para influenciar o que acontece hoje.

Nesse sentido, vale observar e explorar novas abordagens de adoção do digital. Afinal, aprender de iniciativas tecnológicas pioneiras e compreender experiências que funcionam (ou não) pode ajudar as organizações a sair à frente mais rápido.

Por exemplo, ferramentas digitais desenvolvidas para a área governamental e setor público mostram como a digitalização de setores tradicionais vem ajudando a mudar a forma como as pessoas se engajam com a política.

Segundo Pia Mancini, cientista política argentina, que se dedica a promover projetos digitais colaborativos, muita coisa está fora de sincronia entre o Estado, o governo e as gerações mais jovens.  “Existe uma enorme divisão entre como nos organizamos e nos comunicamos em nossas vidas cotidianas, e como as antigas instituições esperam que iremos interagir com elas”, diz.

(Soa familiar? Um gap que também ocorre na esfera das organizações…)

Um dos projetos centrais de Mancini, o DemocracyOS, oferece uma plataforma para que os cidadãos se envolvam com a política longe de estruturas antiquadas. Quando uma nova peça legislativa é levada ao Congresso na Argentina, por exemplo, o DemocracyOS é usado para traduzi-la imediatamente e explicá-la em linguagem simples. Os cidadãos também são capazes de discutir e diretamente “votar” sobre essas novas pautas usando o site ou o app.

Outro exemplo desse tipo, que vem ajudando a revolucionar a democracia na Europa é o app D-CENT. Suas ferramentas permitem às pessoas ser informadas e receber notificações em tempo real sobre questões que lhes importam; propor e elaborar soluções e políticas de forma colaborativa; decidir e votar soluções e orçamento municipal coletivo, e recompensar as pessoas com esquemas de blockchain. Essas ferramentas, que já foram testadas na Finlândia, na Islândia e na Espanha, agora fazem parte da governança cotidiana das cidades, incluindo Barcelona e Madrid.

O fato é que o mundo digital vem ajudando as pessoas a compreender melhor seu entorno, facilitando a construção de pontes entre comunidades e indivíduos. E isso facilita quebrar barreiras, promover inclusão e estimular a diversidade de vozes e perspectivas.

No âmbito do desenvolvimento e treinamento de profissionais, adaptar esse tipo de tecnologia para criar conexão simples, pessoal e constante no processo de aprendizagem poderia ajudar a impulsionar engajamento, a maximizar eficiência, facilitar a comunicação, quebrar silos, entre outros benefícios.

Ao oferecer experiências fluidas e convenientes, por meio de ferramentas digitais como essas, que simplificam a forma como as pessoas interagem com seu meio e entre elas, empresas poderiam se adaptar com mais agilidade — além de obter profissionais mais envolvidos e ativos, com mais autonomia de decisão. Algo que as organizações desejam e necessitam como nunca para prosperar no atual contexto.

Advertisements