Top discussion

Renovar habilidades ajuda a manter relevância na era digital

habilidade1Se há algo que deve ser considerado diante do boom de tecnologia mundial que vivemos hoje é a importância de continuar recapacitando colaboradores.

O avanço tecnológico e as mudanças que o acompanham tornaram a atualização constante de habilidades absolutamente fundamental para a sobrevivência de qualquer organização. Mais do que nunca, empresas que não estiverem dispostas ou não forem capazes de renovar as competências de seus colaboradores correm o risco de perder relevância.

Isso porque funções exigidas no futuro serão muito diferentes das que são necessárias hoje. De fato, a velocidade das mudanças é tão intensa que habilidades consideradas promissoras há um ano já podem estar obsoletas para o futuro próximo.

Para garantir a prosperidade diante da aceleração da tecnologia e preencher lacunas futuras de habilidades antes que elas surjam, é preciso investir em recapacitação estratégica e aprendizagem contínua, com programas de capacitação que associem tecnologia digital à experiência de desenvolvimento.

Além disso, é importante avaliar regularmente as habilidades dos colaboradores para combiná-las às necessidades futuras da organização. Uma capacitação atualizada de alto nível voltada para o futuro envolve desenvolver equipes com novos métodos, fazendo uso de ferramentas e técnicas inovadoras.

Outro ponto é que para criar uma força de trabalho com habilidades adequadas à era digital, tendo em vista a escassez de talentos atual e futura, líderes realmente precisam aumentar sua fluência digital, para que articulem o valor do digital com eficácia e de forma abrangente na organização. E valor não decorre apenas da adoção da tecnologia digital, mas do uso da tecnologia para transformar a maneira como a empresa faz negócios. Uma forte atitude pró-digital aliada a uma baixa percepção do digital como ameaça são essenciais para desenvolver a capacidade de rapidamente se auto-organizar e se tornar uma empresa digital que gera valor em sintonia com a evolução tecnológica acelerada.

No fundo, as organizações precisam ser ambiciosas em seu esforço de adquirir novas competências e desenvolver uma mentalidade digital em todos os níveis da empresa. Isso implica pôr de lado a burocracia e a hierarquia, abraçar estruturas mais planas e ativar a colaboração. Lembrando que as empresas mais inovadoras se afastam cada vez mais de abordagens top-down, buscando criar ambientes colaborativos, mais abertos, alimentados por ferramentas de colaboração digital.

Como Steve Jobs declarou certa vez: “Administramos a Apple como uma startup. Sempre deixamos as ideias vencerem os argumentos, não a hierarquia. Caso contrário, nossos melhores colaboradores não permaneceriam”.

Advertisements