Risco

Risco emergente

Team conceptEm matéria de capital humano, Conselhos têm um papel crucial na supervisão da gestão de três riscos principais para o negócio: cultura, talento e estratégia.

Esses fatores têm um vínculo essencial com o sucesso do negócio já que talento e cultura são, indiscutivelmente, os maiores motores da inovação, do crescimento e da capacidade de superar a concorrência.

Assim não surpreende que, 75% dos Conselhos, segundo dados da consultoria Ernst Young, afirmem que a estratégia de capital humano é um dos principais riscos emergentes a ser enfrentado em 2016.

Trocando em miúdos, isso significa que Conselhos têm que garantir cada vez mais que a liderança permaneça focada na construção de uma estratégia adequada de talento. Também precisam estar mais bem preparados para transições geracionais em suas organizações e se antecipar à dinâmica de mudança nos níveis da alta gestão e do próprio Conselho.

O fato é que, embora a gestão de talentos continue sendo um grande desafio para muitos Conselhos, a falha em entender e mitigar os riscos e complexidades do capital humano certamente terá impacto na estratégia e na geração de valor.

Por essa razão, à medida que novos e complexos riscos e oportunidades surgem diante da evolução de estratégias e mercados em crescimento, o Conselho não pode perder de vista que ter as pessoas certas para executar essas estratégias é um imperativo importante para o sucesso.

Advertisements