Estrutura

Estrutura na nuvem

iStock_000090468461_SmallAÉ cada vez maior o envolvimento de membros do Conselho e altos executivos em questões de tecnologia, uma vez que cresce a necessidade de determinar como o universo digital pode moldar a direção estratégica do negócio.

Um exemplo claro é o aumento na adoção da nuvem (Cloud), onde os dados não ficam mais confinados em um único lugar e, sim, acessíveis de qualquer lugar, a qualquer hora. Com esse recurso, as organizações e equipes podem compartilhar, colaborar, aprender e executar com mais velocidade.

Antes da expansão da nuvem, a maioria das empresas se estruturava em silos — uma disposição que dificulta o acesso a informações sobre clientes ou até mesmo seus próprios colaboradores, cujos dados podem ficar espalhados em vários sistemas.

E embora muitas organizações ainda permaneçam limitadas a esse tipo de infraestrutura, um número crescente tem investido em tecnologias da nuvem para atualizar seus sistemas de CRM e ERP. O resultado é uma melhor integração e uma maior visibilidade que possibilita dispor melhor a força de trabalho, com a chance de gerar maior eficiência e produtividade ao organizar equipes por clientes ou por produtos, por exemplo.

De fato, soluções da nuvem têm demonstrado trazer muitos benefícios, como a capacidade de redimensionar recursos em tempo real para aplicação imediata. No entanto, segundo análise da McKinsey, a natureza compartilhada de sua infraestrutura, com todos os dados do cliente centralizados neste ambiente ubíquo, pode representar desafios e riscos à segurança, por causa de eventuais falhas de hardware, de rede, lentidão, etc.

A recomendação é projetar uma arquitetura que possa acomodar essas falhas, com margem de manobra para os desenvolvedores encontrarem soluções. Por isso, os pioneiros em adotar a nuvem vão ter que desenvolver uma mentalidade tolerante às falhas.

No fim das contas, o desafio para os Conselhos está em estimular as organizações a adaptar seus processos de estrutura operacional e de tomada de decisão atuais para aproveitar melhor o que as novas tecnologias, dados e métodos podem proporcionar para o negócio.

Advertisements