Capital Humano

Conselheiro digital

All used maps come from http://visibleearth.nasa.gov using onlyO impacto das tecnologias digitais e do universo mobile nos negócios é cada vez maior, com implicações que já não podem ser negligenciadas. Assim, um atributo cada vez mais importante do Conselho é estimular a organização à qual serve para que analise as ameaças e oportunidades que o “digital” representa, orientando a alocação adequada de recursos para essas iniciativas.

Mas, para isso, é preciso que os membros do Conselho sejam capazes de analisar as tendências e as novas tecnologias que vem moldando o contexto atual. Essa necessidade tem aumentado a procura por executivos com expertise digital. No entanto, de acordo com pesquisas, a oferta de candidatos a conselheiros com esse tipo de qualificação ainda é restrita.

Para ajudar Conselhos a recrutar membros com perspectiva sobre questões digitais, a Spencer Stuart indica pontos essenciais para considerar quais os trade-offs envolvidos na hora de atrair o executivo com o background mais adequado:

Defina a estratégia digital da organização
A alta gestão, junto com o Conselho, precisa ter claro quais tecnologias afetam o negócio e stakeholders da organização para estabelecer estratégias digitais adequadas que possam aumentar produtividade, a presença no e-commerce ou melhorar a exposição em mídias sociais, por exemplo. Só assim será possível determinar o perfil do profissional que pode agregar valor com perguntas pertinentes sobre a capacidade digital da organização, sobre riscos e oportunidades.

Entenda os trade-offs do perfil do candidato
Muitos profissionais com experiência digital e habilidades contemporâneas carecem de experiência internacional ou em funções organizacionais mais top (como comitês diretivos, CEOs, etc.), sendo menos familiarizados com a dinâmica de uma reunião de Conselho. Assim, é importante entender o perfil dos talentos com habilidades digitais disponíveis no mercado e o que podem trazer de diferencial em comparação a candidatos mais convencionais a conselheiros. A ideia é avaliar e escolher o que poderá agregar mais valor ao negócio.

Estabeleça expectativas da função
Definir os atributos da função de quem tem expertise digital para atuar como conselheiro pode ajudar esse novo membro a exercer melhor seu papel. Outra providência importante é que o Conselho identifique os gaps desse profissional no entendimento de questões de governança e do negócio, proporcionando treinamento quando necessário.

De última, o essencial é focar em candidatos que estejam mais alinhados às necessidades do negócio e à sua estratégia de longo prazo.

Advertisements