Estratégia

Volatilidade geral

iStock_000042909064_SmallAA incerteza no cenário econômico não é o único fator que pode atrapalhar os planos estratégicos de longo prazo das organizações. A esfera de stakeholders, que já foi relativamente estável, hoje também fica cada vez mais volátil.

De acordo com Stefan Dierks, da Deloitte, não só as expectativas atuais de stakeholders mudam muito rápido, como também surgem grupos com novas prioridades de um minuto para o outro. “Hoje, as organizações precisam saber que sua posição estratégica poderá ser contestada a qualquer momento por qualquer stakeholder, conhecido ou desconhecido”, diz.

Segundo ele, pelas mídias sociais e outras tecnologias, mesmo pequenos grupos podem rapidamente chamar ampla atenção para uma organização, obrigando-a a justificar suas escolhas estratégicas tanto recentes como mais antigas, já que declarações públicas, uma vez feitas, podem reaparecer na mídia a qualquer momento. Como resultado, as organizações e suas atividades ficam sob o escrutínio de um público que as julga, mais do que nunca, pelo viés da ética e da moral.

Neste ambiente em que a percepção do público e o contexto sofrem mudanças súbitas, Conselhos devem estar preparados para rever a estratégia da organização com frequência, a fim de assegurar que ela continue aderente aos riscos, às oportunidades e outras circunstâncias que a organização enfrenta.

Um recurso valioso que Conselhos podem usar a seu favor é a tecnologia. Aprender como aproveitar o big data, por exemplo, pode permitir à organização identificar padrões relevantes em um fluxo massivo de dados para detectar riscos não previstos para a organização, seu setor ou mercados externos.

Aderir à análise de dados não-estruturados é uma tendência crescente que Conselhos podem usar para reduzir incertezas e ampliar sua perspectiva a respeito das principais questões da organização e de suas escolhas estratégicas. Afinal, com informação apropriada, conselheiros ficam mais preparados para lidar com a volatilidade e, consequentemente, reavaliar a estratégia, cumprindo de fato seu papel.

Advertisements