Capital Humano

Como envolver e motivar o Conselho

business thumb upEngajar o Conselho é uma estratégia importante para despertar interesse pela organização e comprometimento na função. O ideal é quando cada membro quer fazer contribuições não porque é uma exigência, mas porque isso tem um significado maior para ele.

Mas esse engajamento em servir precisa ser estimulado pelos líderes da organização. Um dos desafios que o CEO e o Chairman enfrentam é como envolver o Conselho em um trabalho significativo e produtivo em nome da organização.

De acordo com especialistas, motivar o Conselho é possível com algumas ações básicas, tais como:

Estimule o entusiasmo do Conselho pela Missão
Toda reunião deve ter um momento reservado para relacionar os últimos impactos com a Missão e o plano estratégico e em como o Conselho tem afetado esses impactos. Dessa forma, o Conselho conseguirá perceber o que está sendo realizado como resultado de seu trabalho pela organização. E faça isso ser algo pessoal — não coloque apenas em estatísticas. Compartilhe histórias de clientes em que as soluções do Conselho foram essenciais.

Dê ao Conselho o papel de divulgar o trabalho da organização
Lembre os conselheiros que, como membros top da organização, devem falar sobre a organização quando participam de eventos da comunidade ou de negócios. Quando são capazes de articular as principais ações da organização e seus impactos positivos, isso não só aumenta a conscientização sobre as iniciativas, mas também melhora a imagem organizacional na comunidade. É uma vitória para a empresa e para o conselheiro!

Estimule conselheiros a fazer a diferença pelo networking
Incentive membros do Conselho a falar sobre o trabalho da organização com os principais líderes de negócios. Além de ajudar a construir a reputação da empresa, isso também leva conselheiros a ter o poder de conectar a organização a pessoas-chave em algum projeto inovador que beneficie ambas as partes.

Compartilhe o impacto do trabalho dos conselheiros e reconheça seus serviços 
Em cada reunião, reserve 5 minutos para cada membro compartilhar os principais pontos de algo que tenha feito pela empresa desde o último encontro. Garanta que pelo menos uma pessoa fale, para criar cultura nesse sentido. Depois da reunião, não deixe de enviar uma nota de agradecimento a cada um que falou.

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