Mulheres

A caminho do Conselho

Business WomanNos últimos anos, uma variedade infinita de pesquisas vem comprovando que colocar mulheres em comitês diretivos pode ajudar a transformar a governança e a impactar processos e decisões-chave do Conselho.

Segundo o relatório “Getting on Board”, da Ernst Young, uma tendência que chama a atenção é que os maiores aumentos na diversidade de gênero ocorreram entre os Conselhos que já tiveram pelo menos uma mulher como membro. O que indica um reconhecimento do valor e do impacto que a diversidade pode ter na dinâmica de atuação do Conselho.

Particularmente, líderes femininas são vistas por agregar valor não só pela diversidade que trazem para a mesa, ampliando o escopo do debate nas reuniões do Conselho, mas também por ser um reflexo da base de clientes e colaboradores da organização.

Para Helen Pitcher, consultora e coach de conselheiros, felizmente as atitudes das mulheres em relação ao que é necessário para alcançar uma carreira sênior também parecem estar mudando. “Reconhecer a necessidade de planejar a carreira, de buscar desenvolvimento específico e dar foco a experiências adequadas estão levando as mulheres a traçar um caminho próprio nesse labirinto. E isso, por sua vez, acaba criando uma abordagem mais focada para suas necessidades profissionais dentro do ambiente organizacional”, aponta.

Para as profissionais que se sentem qualificadas para atuar num Conselho, seguem as dicas da 2020 Women On Boards, campanha dedicada a aumentar a participação das mulheres em Conselhos (EUA) em 20% até 2020:

– Amplie sua network: Conexão pessoal é o que mais facilita uma posição em um Conselho. Use sua rede para se aproximar de pessoas influentes em sua área de atuação. Deixe que saibam de seu interesse.

– Participe de programas de formação: Isso não é suficiente para qualificar você a ser membro, mas oferece informação valiosa sobre como estabelecer sua candidatura.

– Realce seu perfil profissional: Fale em reuniões profissionais, torne-se referência, promova-se como especialista no assunto para a imprensa especializada.

– Comece localmente: Ser conselheira de organizações sem fins lucrativos, startups, associações comerciais é um bom treino. Também ajuda a ficar conhecida como alguém que pode agregar valor a um Conselho.

– Fique de olho: Esteja sempre atualizada sobre as atividades que acontecem nessa área (boards). Além disso, procure conhecer as empresas que selecionam candidatos para Conselhos.

 

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