Capital Humano

Alto nível

Pastel or CrayonPromover maior diversidade de profissionais experientes entre os membros do Conselho coloca a organização em vantagem para adquirir novas perspectivas. Uma disposição essencial para identificar as questões que impactam a performance de qualquer negócio atualmente.

E embora o foco da diversidade tradicionalmente recaia sobre gênero, é importante também considerar estilos de pensamento e perspectivas culturais de pessoas que possam ver as coisas de maneira diferente, trazendo pontos de vista alternativos para as reuniões.

Nesse sentido, é indispensável manter abertura para desenvolver e fomentar talentos com qualidades e experiências diferenciadas. Só assim será possível garantir um nível alto de competência no Conselho.

De acordo com report do Advanced Boardroom Excellence, o chairman é responsável por garantir que os conselheiros sejam competentes e que, coletivamente, o Conselho tenha as habilidades, experiência, independência e conhecimento necessários para cumprir suas obrigações. Para isso, ele deve, juntamente com a alta gestão, monitorar regularmente os seguintes aspectos de performance do Conselho:

Nível de competência — as habilidades, experiência e conhecimentos esperados do Conselho e de seus membros devem ser documentados e acessados na seleção de diretores e em processos de avaliação de desempenho, assim como no planejamento de sucessão.

Avaliação — a competência dos conselheiros como um time deve ser avaliada regularmente para garantir que o Conselho tenha a combinação adequada de habilidades na hora de cumprir suas responsabilidades e para que o plano de desenvolvimento esteja em conformidade com as necessidades do negócio.

Desenvolvimento — não obstante o dever formal do chairman, os membros do Conselho devem assumir sua responsabilidade individual e coletiva para garantir que seus conhecimentos e habilidades sejam aperfeiçoados e buscar seu desenvolvimento profissional de acordo com um plano estruturado.

Aperfeiçoamento — o Conselho deve explorar estratégias de aperfeiçoamento, o que pode incluir análises/avaliações realizadas por entidades externas.

Manter um grupo diverso de pessoas capazes, que assegure um padrão de governança alto em um contexto em constante evolução, é primordial para o desempenho efetivo da organização. Nada pode ser mais vital para a sustentabilidade do negócio nos dias de hoje.

Advertisements