Estrutura

Desafios de não-executivos

iStock_000007685713SmallAUma das principais diferenças entre os modelos de Conselhos — one-tier/ two-tier — gira em torno de uma questão central: É desejável ter membros independentes (non-executives directors/NEDs) envolvidos na composição do Conselho para monitorar os executivos e propor alternativas com autonomia para a gestão?

Se pensarmos que manter o Conselho independente pode minimizar os riscos de governança e escândalos corporativos, então a resposta é: sim.

Mesmo assim, há desafios que não-executivos (NEDs) enfrentam para aumentar sua efetividade na função de monitoramento: Como conselheiros não-executivos (membros independentes) fazem para gerenciar problemas na relação de trabalho com diretores executivos? Como resolvem questões relacionadas com o fluxo de informações críticas da gestão para o Conselho? E como podem assegurar que a gestão seja suficientemente desafiada durante as reuniões?

Para entender esses e outros pontos vivenciados por NEDs, pesquisa publicada neste ano, abordou mais de 90 respondentes, sendo 78% de homens e 22% de mulheres (72,5% atuantes por cinco anos ou mais em Conselhos de supervisão e 57,1% desempenhando papel em dois ou mais comitês diretivos).

Os resultados quanto aos maiores desafios operacionais apontados por não-executivos membros de Conselhos foram:
82% Ter habilidade de fazer perguntas críticas para a alta gestão (solução: desafiar a cultura)
68% Gerenciar o relacionamento entre membros executivos da empresa e diretores não-executivos (solução: construir confiança)
47% Apontar informações assimétricas entre a gestão e o Conselho (solução: intervir em processos — protocolos de informação e controle da agenda)

No fim, como bem sintetiza Mr Derek Higgs “a eficácia do Conselho vai depender da experiência, habilidade e julgamento de cada membro, individualmente — diretores executivos e não-executivos — e da forma como seus atributos pessoais se complementam para moldar a conduta e as relações do Conselho”.

Integridade e profissionalismo fazem parte dessa equação.

Advertisements

2 thoughts on “Desafios de não-executivos

  1. Pingback: Critérios para decidir | Boardroom News

  2. Pingback: Pergunta essencial | Boardroom News

Comments are closed.