Risco

Risco em foco

money crisisDesde que a complexidade e a incerteza tornaram-se a norma no mundo, a percepção do risco aumentou. Hoje a variedade de riscos – tanto conhecidos como inesperados – que se apresentam às organizações é enorme. A começar daqueles relativos à reputação da empresa, até segurança de dados, compliance, fraudes, etc.

Alguns desses riscos se transformam em crises com implicações significativas para as operações ou mesmo o futuro do negócio. No entanto, ninguém possui uma receita certa para dominar os riscos que envolvem o mundo dos negócios hoje. Mesmo porque, há risco potencial em todas as ações que geram valor.

De qualquer forma, ao reconhecer esse impacto, mais organizações têm buscado abordagens flexíveis e menos convencionais (de interna para externa, por exemplo) em seus processos e estruturas, não só para obter informação vital como, eventualmente, corrigir rapidamente as vulnerabilidades decorrentes dos riscos imprevisíveis.

O papel do Conselho nesse sentido é apoiar a alta liderança a entender os riscos que a empresa enfrenta e estimular debates para reconhecer e capitalizar oportunidades, mas, especialmente, para antecipar riscos desconhecidos. Já que, em geral, as reuniões do Conselho são usadas para tratar, mas não necessariamente identificar riscos que não estejam no radar dos executivos.

Outro ponto importante para minimizar o risco, recomendado por especialistas, é escolher líderes experientes para operar uma gestão integrada do risco em todas as áreas da empresa, como forma de ampliar a visibilidade de ameaças em potencial.

O certo é que monitorar o risco deixou de ser uma opção. Mesmo que cada empresa tenha sua própria forma de lidar com a questão, todos (Conselho e Comitê diretivo) precisam estar conscientes e preparados para lidar com eventos inesperados e seus efeitos secundários – nem sempre aparentes.

A meu ver, a chave está na informação de qualidade aliada à capacidade de adaptação frente aos movimentos dos negócios. Mas, para isso, é necessário implementar uma Gestão de Risco capaz de oferecer insights que ajudem o Conselho a estar mais embasado para exercer sua função na governança do risco.

Advertisements